Há bastante tempo que eu não escrevo. Sempre que me lembro fico muito chateado mas tenho que admitir que gosto muito mais de ler do que de escrever.
Infelizmente nem sempre nos damos conta de que para falarmos algo que realmente faça sentido precisamos ouvir e ler muito mais do que falamos. Mas em geral não queremos ouvir, e com o crescimento da filosofia relativista não importa o que os outros pensam ou o em que acreditam, "eu acho que é assim, se você não acredita não é problema meu".
Afinal não foi ruim parar um pouco para ouvir, até mesmo ouvir aqueles que dizem os maiores absurdos. Porque se aprende sempre que se houve, mesmo que a lição seja: "Isso não faz nenhum sentido!". E, sim! Tomar esta decisão depois de ouvir é muito diferente de tomar essa decisão sem ter ouvido.
É muito diferente porque em algum momento irão te perguntar o motivo pelo qual você não concorda com essa pessoa e você não deve ser um desses que sempre respondem "todo mundo sabe" simplesmente porque na verdade não sabe, está ali porque seus amigos estão, repete o que ouviu.
Quando se é cristão, é ainda mais importante ouvir e entender, o apóstolo Paulo diz: "mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom" (1 Ts 5:21 NVI) .
Infelizmente no meio evangélico, a moda do extremismo, do apelo a uma autoridade que nem se quer é bíblica, e uma idolatria não disfarçada tem levado muitos a se fecharem em determinadas teorias que se intitulam doutrinas, mas que tantas vezes contradizem a própria Bíblia.
É muito interessante perceber que os que se envolvem com os extremos sempre tentam desmerecer os opostos mesmo quando vêem razão, e defendem os companheiros mesmo quando vêem o erro.
Qualquer um que defenda a bandeira de um homem além de estar fadado ao erro perverte a outros (2 Tm 2:14), como dizia o saudoso Pr. Silvino, "não devemos ser arminianos nem calvinistas, mas sempre Cristocêntricos". Com o tempo aprendi que isso não se aplica somente a essas duas facções, mas sempre que abraçamos uma teoria o orgulho não nos deixa ver que só a Palavra é inerrante.
Sola Scriptura
At 17:10-11, 1 Co 2, Gl 1:8-10, 1 Ts 5:21, 1 Tm 1:3-7, 1 Tm 6:20-21, 2 Tm 2:14-19, 1 Pe 3:8, 2 Pe 1:5-9, 2 Pe 3:14-18, 1 Jo 2:24-25